Hoje, realizam-se muitos festivais de música em todo o Brasil e no mundo, como o Festival SESI Música – Edição Paraná é destinado a todos os gêneros e estilos da música brasileira e tem como objetivo promover a cultura entre trabalhadores das indústrias valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País, as categorias contempladas são: Composição, interpretação (Música popular brasileira e música sertaneja) e novos talentos.
Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, O Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande é um grande encontro musical e cultural realizado na Vila do Abraão, todos os anos, no mês de junho. No ano passado foram duas etapas. Artistas de renome da nossa MPB e musicos de várias partes do país participam deste que é o maior evento do calendário oficial na Ilha Grande. O Festival de Música e Ecologia é uma excelente oportunidade para conhecer as belezas naturais da Ilha Grande, apreciar composições inéditas de alto nível com interpretes de todo o Brasil e se divertir ao som de grandes artistas da nossa música popular brasileira, além de apresentar novos músicos e composições inéditas o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, é uma rara oportunidade do público assistir a shows de artistas consagrados, inteiramente grátis.
Existe o Festival de Verão, Maior encontro anual de música do Brasil, este ano o tema foi Movido pela mistura com espaços inéditos, a proposta foi transformar o Parque de Exposições de Salvador num caldeirão de alegria, coberto pelas cores fortes do verão.
O Festival de Música Moderna Corroios 2009 continua a afirmar-se como um dos eventos cimeiros de divulgação dos novos projectos musicais que se fazem no nosso país, catorze anos após a sua primeira edição (1996), pelos palcos do festival já passaram bandas que hoje ocupam um lugar de destaque no panorama da música nacional. The Poppers, Dapunksportif, Skalibans e Factos Reais. A final da XIV edição do Festival de Música Moderna de Corroios foi sem margem para dúvidas a mais concorrida. O motivo seria, não só as três bandas que conseguiram convencer o júri de que mereciam chegar à final, mas os cabeças de cartaz, Linda Martini, a banda de “Amor Combate” reedita este ano, a convite da Rastilho, do CD de estreia “Olhos de Mongol”, o público colado às grades em frente ao palco aguardava por eles manifestando entusiasmo a cada instante, cantarolaram as músicas de uma ponta à outra, inclusive as que constam no EP de estreia que virá integrado nesta reedição; a terminar, sem direito a encore, o clássico “Adeus Tristeza” de Fernando Tordo.
A XVII Edição do Festival Internacional de Música da Praia da Gamboa, um dos mais importantes realizados em Cabo Verde, terminou com um público superior a 40 mil pessoas, e com balanço positivo.
Bem, aqui foram citados alguns festivais que aconteceram este ano, mas
um festival de música é um festival cuja principal atração é a música, organizado na maioria das vezes em torno de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos, são comumente feitos em locais públicos, em conjunto com outras atrações como artistas performáticos, atividades sociais e o comércio de gêneros alimentícios e outros produtos, muitos festivais são anuais, ou se repetem de acordo com um intervalo específico; alguns, como os festivais de rock, acontecem apenas uma vez, outros, são organizados como concertos beneficentes, em prol de causas humanitárias.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário